segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vereador Por Um Dia


Como acontece todos os anos, hoje, dia 18/10, nossa escola participou da edição anual do Projeto Vereador Por Um Dia.
Neste ano o aluno Rodrigo Misturini, do 9º ano, nos representou sugerindo a criação de um projeto de lei, que promova passeios de estudos sobre o nosso município aos alunos da Rede Municipal ao longo dos 9 anos de estudo e conforme a idade, para melhor conhecerem tanto a área urbana como a rural, nos aspectos econômicos, culturais, históricos e de lazer.
O Projeto foi bem recebido pelos demais Veredores Por Um dia, cujas falas apoiaram a criação do mesmo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

APRESENTAÇÕES TEATRAIS



Os alunos do turno da tarde tiveram a oportunidade de prestigiar as apresentações de teatro dos diversos grupos dirigidos pelo professor Rodrigo Fagundes de Cristo.
Depois de cada apresentação os teatreiros responderam as perguntas da platéia abordando as facilidades e as dificuldades encontradas na criação de cada peça apresentada. O professor Rodrigo falou sobre o processo criativo das peças, envolvendo jogos teatrais, de improvisação e debates sobre possíveis assuntos a serem abordados.
Foram apresentadas as seguintes peças: A Megera Reciclada com os estudantes do 4° B, Ana Carolina, Bianca, Bruna, Diego, Diego V, Hacheley, Cristian, Flávia, Willian, Ezequiel, Fernando, Jenifer, Tuani, Waligton, Kelvin; Da Cartinha ao Caixão: amor e um milhão, com os alunos; Júlio, Andrieli, Paola, Karine, Jane, Filipe; Quando os Ricos Dançam, com Sabrina, Bruna, Ketleen, Letícia, Melânia, Walington, Filipe, Casssieli, Cássio, Deivid, Renata, Wendy, Joelma, e Francine.

VISITA AO JARDIM BOTÂNICO


No dia 27 de setembro, os estudantes do 8° ano visitaram o Jardim Botânico da nossa cidade. Durante a visita a turma recebeu uma muda de araucária para ser plantada, numa área destinada ao replantio desta planta. Junto a muda foi colocada uma placa com o nome da nossa escola. A bióloga Samara, que acompanhou a turma durante a visita, falou sobre a importância daquele ato e da responsabilidade da turma em relação a aquela planta.
A bióloga parabenizou os estudantes, especialmente o Thalis F. Menzomo, por ter tomado a atitude de recolher garrafas plásticas abandonadas pela trilha, ressaltando que foi a primeira vez que uma turma teve esta atitude.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oficinas

Faz parte do Regimento da escola a realização de oficinas semanais para os alunos do turno da manhã e mensais para o turno da tarde. A organização de uma oficina requer: planejamento coletivo do grupo de professores, tema e assunto a ser trabalhado, divisão das turma, espaços onde acontecerão as atividades. A divisão dos alunos pode acontecer das seguintes formas: através de inscrição do aluno/a na oficina de seu interesse; por indicação dos professores diante das dificuldades ou facilidades apresentadas pelos alunos. O tempo de duração de cada oficina varia de acordo com o planejamento dos professores, algumas duram um único período, mas vários grupos de alunos passam por ela, outras duram vários períodos e atende sempre o mesmo grupo de alunos.



Algumas oficinas de 2010

LEITURA DE IMAGENS

Estudo da Realidade: Retomada da fala do tema gerador: “é sempre o pai quem manda em casa”.
Opinião de cada aluno e debates.

Organização do Conhecimento – Cada aluno recebe uma imagem de uma família para:
descrição detalhada de tudo o que aparece na imagem
impressões sobre os sentimentos expressos pelos personagens daquela imagem

Aplicação do Conhecimento - Apresentação aos colegas das imagens, bem como das impressões de cada um sobre a mesma.
montagem de pequenas squetes de situações familiares
produção escrita sobre a fala do tema gerador.

Participaram alunos do 8º e 9º ano.

A oficina foi elaborada pela professora Rita Casiraghi Moschen