terça-feira, 25 de junho de 2013

MATEMÁTICA PARA A VIDA




 

É possível entrar no mundo dos números, das operações, dos cálculos e, de sobra, aprender lições para a vida. Pelo menos é assim na aula de matemática do professor Michel Molossi, da Escola Municipal Santa Corona.
Para atrair a atenção dos estudantes, o professor estimula os adolescentes do 9º ano a aplicar os conhecimentos em tarefas práticas e já os prepara para o futuro. No momento, Molossi trabalha com eles a economia doméstica. Eles acompanharão os gastos mensais da família, observando onde o dinheiro mais se esvai. Desta forma, o professor pretende que eles tornem-se adultos controladores das próprias finanças.
A ideia de focar a economia surgiu de uma frase ouvida pelo professor na sala de aula: "o dinheiro resolve quase tudo". O professor desenvolve a atividade com base no custo de vida em Caxias.
— Penso que eles podem ajudar os pais a fazer uma administração do orçamento familiar. Porque daqui a pouco vão ter a família deles. E também para valorizarem o dinheiro, já que não é fácil consegui-lo — explicou o professor.
Na semana passada, Molossi criou com os alunos o orçamento da fictícia família Kepes, para que sirva de exemplo a eles quando forem calcular as despesas de casa. Na residência dos Kepes, pai e mãe trabalham para sustentar os dois filhos. A receita total estipulada pela turma foi de R$ 3 mil. A quantia teria de servir para o pagamento de água, luz, alimentação, telefone, internet, lazer, vestuário, aluguel e combustível.
— Com esse dinheiro tem que pagar tudo e ainda sobrar. E se der R$ 3,1 mil? — questionou o professor.
— Daí tem os parentes — respondeu um gaiato.
Com as próprias receita e despesa, os estudantes vão produzir planilhas e gráficos e comparar o desempenho a cada mês. Para evitar constrangimentos, não serão trabalhados valores, mas percentuais.
Rafael Rodrigues da Silva, 14, não ganha mesada. Mas os pais dão dinheiro a ele quando o menino precisa, como na hora de comprar roupa. Rafael ajuda a fazer as contas.
— Sempre gostei de matemática. Fica mais fácil aprender quando a gente vai usar na vida — disse.
Molossi pretende depois explorar nas aulas os impostos embutidos nos produtos e serviços.
— Fiz um curso anos atrás sobre imposto embutido e vou trazer para cá. Nem sempre é possível aplicar conceitos matemáticos na vida. Agora estou conseguindo, mas é difícil casar, principalmente na matemática — ressaltou.
Molossi também é professor de Ciências. Nessa disciplina, também aborda o uso de dinheiro. Desafiou os alunos a ir atrás de conhecimentos, sem que precisem pagar por isso.
 Extraído de reportagem feito na Escola Santa Corona.
PIONEIRO.COM

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PROFESSORA SOLANGE CARVALHO RECEBE HOMENAGEM

Na noite de 09 de maio de 2013,foram homenageadas pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, seis mulheres que foram destaque em sua área de atuação.
A professora Solange Carvalho,coordenadora do LIE,na parte da manhã,da nossa escola,recebeu o troféu destaque na área da educação,pela sua participação ao longo dos anos,em defesa de uma educação pública,gratuita e qualidade.





As outras mulheres homenageadas,foram a Delegada Thais Norah Postiglione,a ex-vereadora Geni Pettefi,a coordenadora da Pastoral,Maria Regina Pereira,a senhora Gisela Pante presidente do Banco da Mulher,a médica ,Dra. Rosângela Boff.



A solenidade contou com a presença de autoridades do município,e de várias lideranças sindicais,comunitárias, principalmente com grande número de amigos,e de familiares.
A professora Solange foi a oradora,representando as homenageadas,fez um discurso de agradecimento,e lembrou que homenagear mulheres,que se destacaram em suas profissões,numa sociedade que ainda tem preconceitos e barreiras a serem vencidas pelas mulheres,é um momento muito importante,pela raridade e pelo simbolismo.
Felicidade  demonstrada,pela presença de tantos amigos e amigas. 
E.M.E.F. Santa Corona esteve representada pelas professoras Silaine,Patrícia,Circe e Anarisa.





segunda-feira, 29 de abril de 2013

AULAS DE BALET NA ESCOLA SANTA CORONA


     

      O ano de 2013 veio com mais novidades para os alunos e alunas da Emef. Santa Corona.
       Estão ocorrendo aulas de balet,na escola,e estas aulas são oferecidas gratuitamente.Quem ministra as aulas,de forma voluntária,é a jovem bailarina Bruna Camargo,integrante da Escola Dora Balet.
      Participam das aulas,em torno,de 25 alunas,que estudam na Educação Infantil,1ºs e 2ºs anos,e já existe uma lista de espera,tamanho o sucesso da atividade. 
       As aulas acontecem,todas  as segundas-feiras,a partir das  17:35 hs, até 18:40 hs,na escola.
 
  Uma atividade saudável,que ajuda no desenvolvimento físico e artístico das crianças,além de trazer momentos de muita felicidade.
  Parabéns a todos que participam desta atividade!






quarta-feira, 13 de março de 2013

EDUCADORES REAIS,UM OLHAR SOBRE A NOSSA PRÁTICA

Na manhã de 09 de março de 2013,ocorreu uma reunião de formação pedagógica para o grupo de educadores da Escola Santa Corona,com o título:
 EDUCADORES REAIS,UM OLHAR SOBRE A NOSSA PRÁTICA.
Os palestrantes foram os próprios educadores da escola,e os temas abordados foram:
 A Educação por Ciclos de Formação,A Importância da Leitura nas Séries Iniciais e Importância da Leitura nas Séries Finais.
O convite foi estendido a colegas de outras escolas,a Secretaria de Educação do município,e a representantes da comunidade.

O diretor da escola, professor Rodrigo Fagundes de Cristo iniciou a reunião,saudando a todos e a presença da assessora da Smed,professora Silvana Cagol; e Alexandre Severo,ex-aluno da escola,e atual assessor do vereador Rafael Bueno,da comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

terça-feira, 12 de março de 2013

INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2013

   Na manhã de 25 de fevereiro de 2013,foi realizada a abertura do ano letivo em Caxias do Sul.
     A nossa escola recebeu a visita do prefeito da cidade,senhor Alceu Barbosa Velho,e da secretária de educação,professora Marléa Ramos Alves.
    Em seu pronunciamento,o prefeito ressaltou a importância da educação e o papel dos educadores;referiu a necessidade de cuidado e zelo do patrimônio escolar por parte de todos,governo e comunidade.O prefeito citou a necessidade de implantação de área coberta na quadra,e pretende trabalhar para que esta obra seja efetivada.
    A  secretária de educação elogiou o trabalho desenvolvido na escola,e colocou-se à disposição para atender,as demandas da comunidade escolar,perante um diálogo franco e direto.