segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

1º CICLO DE OFICINAS 2017

O 1º Ciclo de Oficinas da nossa escola, propôs a discussão dos princípios de convivência
 construídos ao longo dos anos.
           A turma do 8º Ano A realizou as seguintes atividades na oficina:

  1.  No saguão assistiram a dois vídeos: um sobre ética e animação produzida por alun@s no ano passado,  "Princípios de Convivência - da Escola Para a Vida"
  2.  Na sala de aula |@s alun@s montaram a expressão "Princípios de Convivência", a partir de cartelas com letras que estavam dispostas no chão da sala.


 
       3. Assistiram a um slide (PPT) com o conceito de princípio e os princípios da nossa escola.
       4. Alun@s criaram  squetes representando cada um dos princípios da escola.

PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA

Desde o inicio das suas atividades, em 2000, a comunidade escolar Santa Corona, discute o cumprimento de regras necessárias para boa convivência no ambiente escolar.

Entendendo que a simples criação de regras, por mais que sejam discutidas, não se traduz em relações mais harmoniosas, estudou-se textos do psicólogo e professor Yves De La Taille e, a partir destes estudos, foram escolhidos os princípios que norteiam todas as normas de convivência da nossa escola até hoje.
São 5 os princípios:
  1. Respeito a todas e todos – A escola é um importante espaço de convivência, é nela que aprendemos que somos indivíduos com gostos, opiniões e histórias de vida diferentes. Devemos sempre vencer aquilo que nos incomoda na relação com o/as, respeitando a individualidade de cada um e cada uma, sem julgar.
  2. Comprometimento com os estudos – O estudo tem o poder de abrir nossos horizontes, tornar nossa vida melhor e consequentemente colaborar para a construção de um mundo melhor. Estudar exige comprometimento, que nada mais é do que a importância que cada um e cada uma dá ao aprender, disponibilizando para isso meios e tempo. Comprometer-se com os estudos é envolver-se em atividades que são relevantes para a aprendizagem, seja na escola ou em casa.
  3. Cuidado com os materiais – Todos nós gostamos de estar em ambientes bonitos, limpos e organizados. Nossa escola recebe diariamente, centenas de aluno/as e para que tenhamos um ambiente legal todo/as precisam cuidar do patrimônio que é público e dos seus próprios materiais.
  4. Solidariedade – Nem sempre estamos bem. Às vezes, nos faltam materiais, outras vezes, sentimos falta de um olhar amigo, de carinho, de compreensão, etc. O nosso dia a dia na escola pode ser um espaço para exercitarmos a solidariedade com nossos colegas quando estes necessitam de algo. Acolher com o olhar, cumprimentar, conversar, se dispor a ajudar, a emprestar algo são alguns exemplos de como podemos fazer isso.
  5. Democracia – Somos diferentes, pensamos diferente e vivemos situações diferentes, isso não significa que não podemos conviver da melhor maneira possível. É possível viver em harmonia desde que cada um respeite e permita que outro/as expressem suas opiniões livremente.
    Uma boa educação moral não deve se restringir ao ensinamento de múltiplas regrinhas a conter”, a “impor limites”, do tipo “não faça isso”, “não faça aquilo”.Educar moralmente é levar a criança a compreender que a moral exige de cada um o melhor de si.”
    Yves de La Taille

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