terça-feira, 3 de novembro de 2015

Texto sobre o vídeo BRINCAR É SER FELIZ, produzido pelos alunos da escola

                    A partir da proposta da CIPAVE, decidimos realizar um vídeo para mostrar os espaços de lazer no nosso bairro.
                    Mas por que tratar deste tema? Qual a relação entre a prevenção da violência e o lazer?
                   Para responder a estas questões partimos de uma premissa muito simples, que resultou no próprio título do vídeo, ou seja, BRINCAR É SER FELIZ.
                 No nosso entendimento, quem está feliz, quem vive bem dentro da sua família e comunidade não age de forma violenta.
              Uma comunidade que tem à disposição dos seus integrantes, (crianças, jovens, adultos ou velhos) espaços  para brincar, conviver, compartilhar, contatar com a natureza,  tem muito mais qualidade de vida.
                Estudos, teses, crônicas, debates, entre outros,  apontam para os benefícios que o lazer trás às pessoas. A importância disso é reconhecida por todos. O próprio ECA enfatiza que o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens será melhor se for garantido o direito ao lazer, ao esporte e a cultura. Consequentemente, esses,  quando adultos poderão ser mais felizes.
               O que vemos na grande maioria das comunidades é a ausência de equipamentos públicos de qualidade,  descaso para com os mesmos, ou simplesmente a inexistência deles, denunciando  a falta, ou pouca eficácia de políticas públicas que respeitem a criança e o(a) adolescente como prioridade absoluta.
          Na nossa comunidade, a realidade não é diferente das demais. É claro que se voltarmos para trás, vamos perceber que há 15 anos não havia NENHUM espaço para as pessoas da comunidade usufruírem. O campo de futebol era o único que existia, mas era um lugar de acesso restrito. Aliás uma situação que perdura até os dias atuais.
         O nosso vídeo mostra quais são os espaços de lazer que a comunidade do bairro Santa Corona tem a sua disposição e como cada um deles se apresenta.

Nenhum comentário: